terça-feira, 18 de setembro de 2007

Blindagem: A Cara Paranaense do Rock


A Cara Paranaense do Rock

A banda Blindagem pode ser considerada a cara paranaense do rock. Fundada no final dos anos 70, tornou-se a banda mais conhecida do Paraná ao longo dos anos.

Foi a primeira do Estado a conseguir destaque nacional, com sucessos tocando nas rádios de todo país e shows nos principais programas de televisão da época. Com sua própria linguagem e estilo, a banda conquistou fãs de várias gerações, que continuam prestigiando a banda onde quer que ela toque. A Blindagem é formada pelo vocalista Ivo Rodrigues, Paulo Teixeira (guitarra), Alberto Rodriguez (guitarra), Paulo Juk (baixo) e Rubén “Pato” Romero (bateria). Foi em 1981 que a banda lançou seu primeiro LP, Blindagem, com o selo da gravadora Continental.

No mesmo ano foi lançado, também pela Continental, um compacto com as músicas Marinheiro e Oração de um Suicida. Mais dois compactos da banda vieram em 1983, pela Gravadora Pointer, trazendo as músicas Malandrinha e Me Provoque pra Ver. O outro compacto foi Operário Padrão, desta vez pela Gravadora Polygram, lançado em 1985. Em 1987, veio o disco Cara x Coroa, lançamento independente, reeditado par CD em 1998 pela MNF Brazil. Em 1990, o LP Blindagem é reeditado com a música Verdura, de Paulo Leminski, e Se Houver Céu, também de Leminski e com sua própria voz.

O disco ganhou uma versão em CD em 1999, lançado pela Gravadora Warner/WEA. Aliás, o poeta curitibano tem importância fundamental na história da banda, que gravou nada menos que 11 músicas feitas em parceria com Leminski. Produzido de forma independente, através da Lei de Incentivo à Cultura, em 1997 a banda lança o CD Dias Incertos. Entre os momentos mais importantes da carreira está a montagem do legendário espetáculo Rocky Horror Show, em 1982, dirigido por Antonio Carlos Kraide.

Foram mais de 40 apresentações dividindo o palco com Luis Melo, Lu Grimaldi, Nica Bonfim, Paulo Maia e outros. A banda foi responsável pela direção musical do espetáculo. Também vale lembrar os shows que lotaram o Teatro Guaíra, em que os fãs cantavam de pé as músicas da banda. Mais do que uma banda seminal para a história da música no Paraná, Blindagem é uma reunião de amigos, cheios de histórias curiosas e engraçadas a contar, no que eles chamam de “um casamento sem sexo”... Eles nunca se separaram, nunca pararam de tocar.

E sobem ao palco com o prazer dos que sabem exatamente que ali é onde querem estar. No repertório: Beethoven - 5a. Sinfonia; Pedro e Paulo Leminski - Oração de Um Suicida; Ivo Rodrigues e Paulo Leminski - Não Posso Ver; Ivo Rodrigues e Paulo Leminski - Sou Legal; Ivo Rodrigues e Paulo Teixeira - Gaivota; Paulo Juk, Ivo R. e Marinho Junior - Cheiro de Mato; Ivo Rodrigues e Paulo Leminski – Marinheiro; Vasco Rossi (versão Blindagem) - Vida Gozada; Ivo Rodrigues - Igual a Mim; Ivo Rodrigues - Se eu Tivesse; Alberto Rodrigues e Sio K - Além do Silêncio; Ivo Rodrigues e Vera Lucia Rodrigues - Miragem; Ivo Rodrigues e Alice Ruiz - Volto na Primavera; Ivo Rodrigues e Helio Pimentel - Loba da Estepe; P. Juk, Ruben Romero, Paulo Teixeira e Alberto Rodrigues - Lá Vai o Trem; Piska - Operário Padrão; Alberto Rodrigues, Paulo Teixeira e Sio K - Blindagem; Ivo Rodrigues e Retamozzo - Cisco Voador; João Lopes - O Homem e a Natureza. Arranjadores: Davi Sartori; Marco Aurélio Koentopp; Marcos Antonio de Lazzari Junior e Ricardo Petracca.

Nenhum comentário: